Psicologia 

 
 

Caracterização das Disciplinas

A componente científica é constituída, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação científica de base que corresponde, simultaneamente, às exigências de um nível secundário de educação e de uma classificação profissional do nível 3.
A psicologia e sociologia, duas áreas estruturantes das ciências humanas,integram aquela componente em cursos de várias famílias profissionais, dividindo, equitativamente, uma carga horária total de 200 horas.
O estudo destas áreas do conhecimento permite a aquisição de instrumentos fundamentais para compreender, por um lado, o comportamento humano, e, por outro, as sociedades contemporâneas-indistrualizadas, multiculturais e em permanente mudança-em especial, a sociedade portuguesa. Desta forma, favorecesse o desenvolvimento dos alunos de uma atitude crítica, melhorando o seu auto-conhecimento, fundamentando o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.
Assim, a disciplina de Psicologia e Sociologia visa possibilitar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhe facilita a aprendizagem de competência-base associadas às qualificações visadas pelos respetivos cursos. De facto, num curso profissional revela-se muito importante a aquisição de uma dimensão instrumental, bem como o desenvolvimento de uma maturidade psicosocial que leve o aluno a melhorar as suas competências relacionais, fundamentais para a compreensão dos contextos organizacionais de trabalho dos futuros técnicos.
Assim, esta disciplina deverá transimitir um conjunto de saberes humanísticos, científicos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos orientadas, nomeadamente, para uma percepção auto-crítica optimizadora das suas capacidades funcionais que lhes permitam quer uma efectiva inserção no mundo do trabalho, quer o exercício responsável de uma cidadania activa.
 
 
 
Deste modo, consideram-se finalidades da disciplina :
  • Contextualizar a Psicologia e a Sociologia no conjunto das ciências humanas;
  • Contribuir para a compreensão de conceitos básicos, para a análise psicológica do comportamento humano e para análise sociológica da realidade social;
  • Perspectivar a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento em toda a complexidade que é o ser humano;
  • Conhecer a história e os métodos de psicolgia,  numa abordagem generalista;
  • Sensibilizar para uma auto-análise crítica e para uma análise dos outros numa perspectiva fléxivel e tolerante;
  • Promover a interiorização de conceitos que condução uma maior maturidade psicológica e social do individuo;
  • Promover o auto-conhecimento contribuindo para a integração e o desenvolvimento socioprofissional;
  • Fumentar a articulação de conhecimentos sobre a realidade social;
  • Mobilizar conhecimentos para analisar a sociedade portuguesa;
  • Promover a análise das transformações das sociedades contemporâneas, nomeadamente, da sociedade portuguesa;
  • Desenvolver técnicas de trabalho intelectual no domínio do " aprender à aprender";
  • Promover o gosto pela pesquisa e a utilização de instrumentos diversificados, nomeadamente recorrendo às novas tecnologias de informação;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo;
  • Contribuir para a melhoria do domninío, escrito e oral, da língua portuguesa;
  • Fumentar atitudes e valores de respeito pelas diferenças, solidariedade e cooperação;
  • Promover o exercício da cidadania activa;
  • Contribuir para a integração no mundo do trabalho.

 

Competências a Desenvolver

Das finalidades e dos conteúdos da disciplina, decorre o conjunto de competências a desenvolver consideradas fundamentais:
  • Revelar conhecimentos cientifícos utilizando a linguagem especifíca da Psicologia.
  • Mobilizar conceitos psicológicos para analisar aspectos relevantes do comportamento humano.
  • Estruturar um conjunto coerente de conhecimentos de Psicologia que permita uma auto-valorização.
  • Utilizar a perspectiva da Sociologia na análise da realidade social.
  • Mobilizar conceitos sociológicos para analisar aspectos relevantes da sociedade contemporânea, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
  • Utilizar de forma correta a terminologia sociológica.
  • Revelar métodos de estudo e hábitos de trabalho individual e de grupo.
  • Propor planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliá-los, em termos de processos e de produtos.
  • Utilizar corretamente a língua portuguesa na expressão oral e escrita.
  • Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo.
  • Recolher, selecionar e intrepretar documentos de diversos tipos (textos de autor, quadros e gráficos estatísticos, audiovisuais, etc.).
  • Elaborar pequenas análises e sínteses de documentos.
  • Apresentar comunicações orais recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação.
  • Demonstrar espírito criativo de abertura à mudança.
  • Revelar atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosas.
  • Revelar empenhamento na defesa dos direitos humanos.
  • Desenvolver atitudes de responsabilização e intervenção pessoal e social numa prespetiva de cidadania activa.

Elenco Modular

Número Designação Duração de
referência
(horas)
P1 Descobrindo a Psicologia 21
P2 O Desenvolvimento Humano 24
P3 Processos Cognitivos, Emocionais e Motivacionais 21
P4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional 33
S1 Descobrindo a Sociologia 18
S2 Sociedade e Indivíduo 24
S3 Viver em Sociedade 24
S4 A Sociedade Contemporânea 33

 

 

 

Psicologia

Foi-nos proposto fazer um trabalho de grupo no âmbito da disciplina de Psicologia no qual o principal objetivo era pesquisar sobre as emoções!

Os tópicos deste trabalho são:

  • O conceito de inteligência emocional e as suas implicações nas suas relações interpessoais;
  • Relação entre pensamento e emoção;
  • Estratégias para a gestão de emoções das crianças e emoções inadequadas.
 
 

Galeria de Fotos: psicologia