Psicologia
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Caracterização das Disciplinas
A componente científica é constituída, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação científica de base que corresponde, simultaneamente, às exigências de um nível secundário de educação e de uma classificação profissional do nível 3.
A psicologia e sociologia, duas áreas estruturantes das ciências humanas,integram aquela componente em cursos de várias famílias profissionais, dividindo, equitativamente, uma carga horária total de 200 horas.
O estudo destas áreas do conhecimento permite a aquisição de instrumentos fundamentais para compreender, por um lado, o comportamento humano, e, por outro, as sociedades contemporâneas-indistrualizadas, multiculturais e em permanente mudança-em especial, a sociedade portuguesa. Desta forma, favorecesse o desenvolvimento dos alunos de uma atitude crítica, melhorando o seu auto-conhecimento, fundamentando o debate de ideias e a tomada de decisões e contribuindo para a formação integral do cidadão.
Assim, a disciplina de Psicologia e Sociologia visa possibilitar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que lhe facilita a aprendizagem de competência-base associadas às qualificações visadas pelos respetivos cursos. De facto, num curso profissional revela-se muito importante a aquisição de uma dimensão instrumental, bem como o desenvolvimento de uma maturidade psicosocial que leve o aluno a melhorar as suas competências relacionais, fundamentais para a compreensão dos contextos organizacionais de trabalho dos futuros técnicos.
Assim, esta disciplina deverá transimitir um conjunto de saberes humanísticos, científicos e técnicos no sentido de desenvolver as competências dos alunos orientadas, nomeadamente, para uma percepção auto-crítica optimizadora das suas capacidades funcionais que lhes permitam quer uma efectiva inserção no mundo do trabalho, quer o exercício responsável de uma cidadania activa.

Deste modo, consideram-se finalidades da disciplina :
- Contextualizar a Psicologia e a Sociologia no conjunto das ciências humanas;
- Contribuir para a compreensão de conceitos básicos, para a análise psicológica do comportamento humano e para análise sociológica da realidade social;
- Perspectivar a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento em toda a complexidade que é o ser humano;
- Conhecer a história e os métodos de psicolgia, numa abordagem generalista;
- Sensibilizar para uma auto-análise crítica e para uma análise dos outros numa perspectiva fléxivel e tolerante;
- Promover a interiorização de conceitos que condução uma maior maturidade psicológica e social do individuo;
- Promover o auto-conhecimento contribuindo para a integração e o desenvolvimento socioprofissional;
- Fumentar a articulação de conhecimentos sobre a realidade social;
- Mobilizar conhecimentos para analisar a sociedade portuguesa;
- Promover a análise das transformações das sociedades contemporâneas, nomeadamente, da sociedade portuguesa;
- Desenvolver técnicas de trabalho intelectual no domínio do " aprender à aprender";
- Promover o gosto pela pesquisa e a utilização de instrumentos diversificados, nomeadamente recorrendo às novas tecnologias de informação;
- Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo;
- Contribuir para a melhoria do domninío, escrito e oral, da língua portuguesa;
- Fumentar atitudes e valores de respeito pelas diferenças, solidariedade e cooperação;
- Promover o exercício da cidadania activa;
- Contribuir para a integração no mundo do trabalho.
Competências a Desenvolver
Das finalidades e dos conteúdos da disciplina, decorre o conjunto de competências a desenvolver consideradas fundamentais:
- Revelar conhecimentos cientifícos utilizando a linguagem especifíca da Psicologia.
- Mobilizar conceitos psicológicos para analisar aspectos relevantes do comportamento humano.
- Estruturar um conjunto coerente de conhecimentos de Psicologia que permita uma auto-valorização.
- Utilizar a perspectiva da Sociologia na análise da realidade social.
- Mobilizar conceitos sociológicos para analisar aspectos relevantes da sociedade contemporânea, nomeadamente, da sociedade portuguesa.
- Utilizar de forma correta a terminologia sociológica.
- Revelar métodos de estudo e hábitos de trabalho individual e de grupo.
- Propor planos de trabalho, definindo metodologias e recursos, concretizá-los e avaliá-los, em termos de processos e de produtos.
- Utilizar corretamente a língua portuguesa na expressão oral e escrita.
- Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo.
- Recolher, selecionar e intrepretar documentos de diversos tipos (textos de autor, quadros e gráficos estatísticos, audiovisuais, etc.).
- Elaborar pequenas análises e sínteses de documentos.
- Apresentar comunicações orais recorrendo a suportes diversificados de apresentação da informação.
- Demonstrar espírito criativo de abertura à mudança.
- Revelar atitudes de compreensão e de respeito pelas diferenças étnicas, culturais e religiosas.
- Revelar empenhamento na defesa dos direitos humanos.
- Desenvolver atitudes de responsabilização e intervenção pessoal e social numa prespetiva de cidadania activa.

Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
P1 | Descobrindo a Psicologia | 21 |
P2 | O Desenvolvimento Humano | 24 |
P3 | Processos Cognitivos, Emocionais e Motivacionais | 21 |
P4 | Processos Relacionais e Comportamento Profissional | 33 |
S1 | Descobrindo a Sociologia | 18 |
S2 | Sociedade e Indivíduo | 24 |
S3 | Viver em Sociedade | 24 |
S4 | A Sociedade Contemporânea | 33 |
Psicologia
Foi-nos proposto fazer um trabalho de grupo no âmbito da disciplina de Psicologia no qual o principal objetivo era pesquisar sobre as emoções!
Os tópicos deste trabalho são:
- O conceito de inteligência emocional e as suas implicações nas suas relações interpessoais;
- Relação entre pensamento e emoção;
- Estratégias para a gestão de emoções das crianças e emoções inadequadas.