Matemática

Caracterização da Disciplina

O ensino da Matemática participa, pelos príncipios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.
Genericamente, a Matemática é parte imprescindível da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibidade para se adaptar a mudanças tecnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida.  A Matemática contribui para a construção da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão mais profunda, facilitando a selecção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.
São finalidades desta disciplina:
  • desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento interpretação e intervenção no real;
  • desenvolver a capacidade de seleccionar a Matemática relevante para cada problema da realidade;
  • desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória, o rigor, o espírito crítico e a criatividade;
  • promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metodológico tanto para a inserção plena na vida profissional como para o prosseguimento de estudos;
  • contribuir para uma atitude positiva face à Ciência;
  • promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
  • criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual e bem assim pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania activa e participativa.

 

Competências a Desenvolver

Para desenvolver a competência matemática consideram-se os seguintes principios fundamentais, 
  1. No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes para os diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes. Disponibilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando na organização das ideias, como este tipo de ensino desenvolve-se a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção na realidade. A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a selecção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resultados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito hà oportunidade para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do Homem através do tempo.
  2. A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em atividades que aprofundem os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da auto-confiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocinios.
  3. A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação (dos conceitos, dos raciocinios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicía o desenvolvimento da espírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças, e pode contribuir para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.

Elenco Modular

Número  Designação Duração de
referência
(horas)
A1 Geometria 36
A2 Funções Polinominais 36
A3 Estatística 27

 

 

Matemática

Foi nos proposto fazer um trabalho que consistia em apresentar à turma um jogo matemático.

O objetivo era cativar a turma.

Algumas recomendações do que tinhas mos que ter :

  • Nome do jogo;
  • Material;
  • Número de jogadores;
  • Regras;
  • 5 capacidades relacionadas com o jogo.

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Jogos e Matemática

Foi-nos proposto, para o último módulo de Matemática, a realização de um jogo para apresentarmos à turma, para que esta o pudesse jogar depois da nossa apresentação.

Os objetivos do trabalho são:

  • Apresentar o trabalho à turma, para que a mesma o podesse resolver;
  • Cativar a turma, para por toda a gente a jogar;

 

 

Galeria de Fotos: Jogos e Matemática

O mundo de uma criança

Para o módulo 1 de Matemática tivemos de fazer uns inquéritos, o nosso grupo fez às crianças do jardim de infância de Santa Cristina, com o objectivo de podermos determinar as modas, médias e medianas a partir das respostas dos inqueridos.

O mundo de uma criança