Matemática

Caracterização da Disciplina
O ensino da Matemática participa, pelos príncipios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive.
Genericamente, a Matemática é parte imprescindível da cultura humanística e científica que permite ao jovem fazer escolhas de profissão, ganhar flexibidade para se adaptar a mudanças tecnológicas ou outras e sentir-se motivado para continuar a sua formação ao longo da vida. A Matemática contribui para a construção da língua com a qual o jovem comunica e se relaciona com os outros, e para a qual a Matemática fornece instrumentos de compreensão mais profunda, facilitando a selecção, avaliação e integração das mensagens necessárias e úteis, ao mesmo tempo que fornece acesso a fontes de conhecimento científico a ser mobilizado sempre que necessário.
Finalmente, a Matemática é uma das bases teóricas essenciais e necessárias de todos os grandes sistemas de interpretação da realidade que garantem a intervenção social com responsabilidade e dão sentido à condição humana.
São finalidades desta disciplina:
- desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento interpretação e intervenção no real;
- desenvolver a capacidade de seleccionar a Matemática relevante para cada problema da realidade;
- desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória, o rigor, o espírito crítico e a criatividade;
- promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metodológico tanto para a inserção plena na vida profissional como para o prosseguimento de estudos;
- contribuir para uma atitude positiva face à Ciência;
- promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade;
- criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual e bem assim pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania activa e participativa.
Competências a Desenvolver
Para desenvolver a competência matemática consideram-se os seguintes principios fundamentais,
- No ensino que parte de propostas de trabalho relevantes e com significado para os estudantes para os diversos cursos, a mediação do professor é um dos processos essenciais na estruturação das aprendizagens significativas e no desenvolvimento da competência matemática dos estudantes. Disponibilizando as ferramentas matemáticas necessárias e participando na organização das ideias, como este tipo de ensino desenvolve-se a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção na realidade. A análise de situações da vida real, a identificação de modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução, a selecção de estratégias para resolver problemas, a formulação de hipóteses e previsão de resultados são orientações que contribuem para a formação de estudantes que manifestem vontade de aprender e gosto pela pesquisa. Neste âmbito hà oportunidade para apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do Homem através do tempo.
- A aprendizagem baseada no trabalho autónomo sobre as situações apresentadas (que podem apresentar vários níveis de resolução) e em atividades que aprofundem os conceitos introduzidos no decurso dos trabalhos, contribui para o desenvolvimento da auto-confiança dos estudantes criando-lhes oportunidades para se exprimirem, fundamentarem as suas opiniões e revelarem espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocinios.
- A participação da Matemática no desenvolvimento das competências profissionais contribui para o desenvolvimento da comunicação (dos conceitos, dos raciocinios ou das ideias) com clareza e progressivo rigor lógico. A definição de trabalhos de grupo, de acordo com as motivações dos estudantes, propicía o desenvolvimento da espírito de tolerância, de cooperação, do respeito pela opinião dos outros e a aceitação das diferenças, e pode contribuir para o desenvolvimento de interesses culturais e do gosto pela pesquisa.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
A1 | Geometria | 36 |
A2 | Funções Polinominais | 36 |
A3 | Estatística | 27 |
Matemática
Foi nos proposto fazer um trabalho que consistia em apresentar à turma um jogo matemático.
O objetivo era cativar a turma.
Algumas recomendações do que tinhas mos que ter :
- Nome do jogo;
- Material;
- Número de jogadores;
- Regras;
- 5 capacidades relacionadas com o jogo.
Jogos e Matemática
Foi-nos proposto, para o último módulo de Matemática, a realização de um jogo para apresentarmos à turma, para que esta o pudesse jogar depois da nossa apresentação.
Os objetivos do trabalho são:
- Apresentar o trabalho à turma, para que a mesma o podesse resolver;
- Cativar a turma, para por toda a gente a jogar;
O mundo de uma criança
Para o módulo 1 de Matemática tivemos de fazer uns inquéritos, o nosso grupo fez às crianças do jardim de infância de Santa Cristina, com o objectivo de podermos determinar as modas, médias e medianas a partir das respostas dos inqueridos.