Expressão Plástica

Caraterização da Disciplina
A disciplina de Expressão Plástica integra o plano curricular do Curso Profissional de Apoio à Infância, com uma carga horária de 360 horas, a desenvolver ao longo dos três anos de formação.
É uma disciplina de teor prático, proporcionando aos alunos um leque de atividades que podem e devem ser utilizadas junto das crianças em idade pré-escolar e 1º ciclo. Comtempla a elaboração de recursos passíveis de serem utilizados no âmbito da sua futura atividade, comtribuindo para o desenvolvimento global da criança. Permite a descoberta e o desenvolvimento da criatividade do futuro profissional, bem como o conhecimento de diversas formas de expressão plástica, através da exploração de inúmeras técnicas e materiais possíveis de utilizar.

Competências a Desenvolver
Nesta disciplina pretende-se que o aluno desenvolva as seguintes competências:
- Reconhecer as importâncias das artes visuais como valor cultural indespensável ao desenvolvimento do ser humano;
- Relacionar as diferentes manifestações das artes visuais e o seu contexto histórico e sócio cultural de âmbito nacional e internacional;
- Reconhecer e valorizar as diferentes formas artísticas;
- Utlizar diferentes meios expressivos de representação;
- Realizar produções plásticas utilizando os elementos da comunicação e da forma visual;
- Utilizar diferente tecnologias da imagem na realização plástica;
- Interpretar os significados expressivos e comunicativos das artes visuais e os processos subjacentes à sua criação;
- Reconhecer a permanente necessidade de desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes;
- Desenvolver o sentido de apreciação estética e artística do mundo recorrendo a referências e a experiências no âmbito da expressão plástica;
- Compreender mensagens visuais expressas em diversos códigos;
- Desenvolver as capacidades de observação, interrogação e interpretação;
- Desenvolver as capacidades de representação, de expressão e de comunicação;
- Promover métodos de trabalho individual e colaborativo, observando princípios de convivência e cidadania;
- Desenvolver a consciência histórica e cultural e cultivar a sua disseminação;
- Desenvolver o espírito crítico face a imagens conteúdos mediatizados e adquirir, com autonomia, capacidades de resposta superadoras de estereótipos e preconceitos face ao meio envolvente.

Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referências (horas) |
1 | Linguagem Plástica / Elementos Estruturais | 30 |
2 | Expressão e Práticas de Representação Livre | 30 |
3 | Recurso e Materiais Alternativos | 30 |
4 | Património Cultural, Artístico e Artesanal | 30 |
5 | Expressão Plástica Bidimensional | 36 |
6 | Expressão Plástica Tridimensional | 36 |
7 | Práticas de Representação Aplicada I | 24 |
8 | Oficina - O Processo Criativo I | 24 |
9 | Tecnologia da Imagem e Comunicação Visual | 36 |
10 | Artes do Espetáculo | 36 |
11 | Práticas de Representação Aplicada II | 24 |
12 | Oficina - O Processo Criativo II | 24 |
Trabalhos práticos
Temos aqui uma pequena amostra dos trabalhos práticos que realizamos ao longo do ano, com ajuda e dicas da professora Carmem.
Temos por exemplo:
- Estrela
- Desenho Abstrato
- Desenho com figuras geométricas: Triângulos, Quadros e Círculos
- Desenho de Módulo Padrão